CURIOSIDADES SOBRE A RADIOLOGIA.
No final do século 19 mais precisamente no dia 08 de novembro de 1895 num Laboratório na cidade Baviera, Sul da Alemanha, o Professor Wilhem Rôntgen descobriu os Raios-X. Um grande benefício na área da saúde para a sociedade.
O Técnico em Radiologia realiza exames radiológicos convencionais e especiais. Estes profissionais aplicam métodos e técnicas através de equipamentos sofisticados e avaliam as imagens colhidas de acordo com as especificações da clínica, para implementação do pré-diagnóstico.
O Técnico em Radiologia deve estar atento aos riscos e cuidados que a função oferece.
RISCOS: O perigo de contágio com doenças infecto-contagiosas, exposição à radiação secundária, passam horas em pé prejudicando a vascularização dos membros inferiores, e esforços físicos consideráveis ao posicionarem os pacientes prejudicando a coluna.
CUIDADOS: Sempre usar um dosímetro ou outro dispositivo de monitoramento. Se for necessário conter os pacientes, a pessoa que auxilia na contenção NUNCA deve ficar na frente do feixe primário e deve SEMPRE usar aventais de proteção e apenas como último recurso deve alguém permanecer na sala para conter o paciente. Esta pessoa não deverá pertencer a equipe de radiologia. Em exames realizados em pacientes no leito, em pacientes politraumatizados ou procedimentos que utilizem a Fluoroscopia usar avental de chumbo e permanecer o mais distante possível. Praticar o uso da colimação, filtração do feixe primário e técnicas de maior KV e mínima repetição de exames.
Embora o diagnóstico seja a principal área de intervenção, o Técnico em Radiologia hoje intervém ao nivel da terapêutica, da prevenção e promoção da saúde.
Editado por Maria de Fátima Costa
Dia do Técnico em Radiologia 08 de novembro de 2010.